O “GuardaFolia”, programa de Carnaval na cidade mais alta, vai decorrer entre os dias 21 e 25 deste mês.

O Julgamento do Galo, as Tabernas do Entrudo ou a FUN RUN, são alguns dos destaques. Para além do cortejo de Domingo de Carnaval há também o desfile infantil, com cerca de 2 mil crianças, marcado para o dia 21, sexta-feira, a partir das 14 horas, com início na Praça Velha, como refere o presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro.

Para Domingo de manhã, dia 23, está marcada a corrida Fun Run, com início às 11h30m, na Praça do Município. O percurso citadino de 5 quilómetros deverá contar com a participação de mil pessoas. Ainda no Domingo realiza-se a edição de 2020 do Desfile e Julgamento do Galo, a partir das 16h30, junto à Alameda de Santo André. A iniciativa, que termina na Praça Velha, onde o Galo será julgado, conta com a participação de 25 freguesias do concelho. O presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro destaca o papel das freguesias nesta actividade de Carnaval, onde a sátira não vai faltar.

Este ano não há prémios para os melhores carros. O Município vai entregar um prémio de participação de 1600 euros a cada freguesia ou associação. No total de todas as actividades, o orçamento é de cerca de 150 mil euros, um valor idêntico ao do ano passado, como refere o autarca da Guarda. Para Segunda-feira está marcada a revista “Casal da Treta”, com Ana Bola e José Pedro Gomes, no Grande Auditório do TMG, às 21h30m. As atividades terminam no dia 25, com o também tradicional Enterro do Entrudo, em Famalicão da Serra. O presidente da Câmara da Guarda destaca também as Tabernas do Entrudo, que vão estar na Alameda de Santo André, entre os dias 21 e 24, com muita música, humor, concurso de máscaras e gastronomia da região.

Carlos Chaves Monteiro diz que o Guarda Folia só é possível de realizar devido ao trabalho das freguesias e das associações que aderiram a esta iniciativa. (ouvir aqui)