Estatuto Editorial da “Rádio F”
- A Rádio F, é uma estação privada de radiodifusão, a emitir na cidade e Concelho da Guarda que se orienta pelos princípios da liberdade, do pluralismo e da independência, subordinada à deontologia da Comunicação Social.
- Procura o rigor e profundidade no apuramento dos factos, sempre com isenção e objectividade, garantindo a independência, assim como a expressão e o confronto de diversas correntes de opinião, no respeito pelos direitos da pessoa.
- Assume-se como independente de qualquer ideologia, do poder político e autárquico, de partidos ou associações políticas, patronais, sindicais e profissionais, bem como de entidades religiosas, económicas e financeiras.
- Procura, para garantia da sua autonomia, e por efeito da sua capacidade criativa, técnica e de gestão, obter a maior audiência possível na sua área de cobertura radiofónica.
- Respeita as leis de mercado, bem como os códigos da publicidade e de conduta, salvaguardando sempre os valores deontológicos.
- Produz informação isenta, distinguindo entre notícia e opinião, dará voz às partes em confronto, mediante a aplicação de critérios fundamentados na legislação em vigor.
- Reconhece o direito de resposta, nas condições legais a qualquer pessoa cujo bom-nome e reputação se possam considerar afectados pelo facto inverídico ou erróneo veiculado nas suas emissões.
- Observa na actividade informativa, as normas deontológicas do Estatuto do Jornalista, tendo em conta as leis da comunicação social.
- Compromete-se, pela informação, programas sociais, culturais, desportivos e de lazer, a contribuir para o desenvolvimento e reforço da identidade cultural do País e da Região onde se insere.
- O cumprimento deste Estatuto é preocupação diária de quantos trabalham na “Rádio F” será objecto de autoavaliação permanente.