A Unidade Local de Saúde da Guarda está a lançar uma campanha para assinalar o dia mundial da diabetes, trata-se de uma iniciativa junto dos restaurantes do distrito da Guarda, que pretende que estes incluam, no dia 14 de novembro, um prato com um menu saudável. O diretor do serviço de Medicina da ULS da Guarda, João Correia referiu que esta iniciativa é feita em parceria com a Unidade Funcional da Diabetes, liderada pele médica Adriana Gonçalves.
O objetivo é sensibilizar os chefes e proprietários dos restaurantes do distrito da Guarda, para que no dia mundial da diabetes, haja pelo menos um prato de comida saudável. No dia 14 de novembro as unidades de restauração que tenham aderido a esta incitava, irão ter um símbolo atribuído pela ULS da Guarda. O médico João Correia acrescentou ainda, que a ULS da Guarda pode disponibilizar apoio aos restaurantes aderentes, através do serviço de nutrição do hospital da Guarda.
A diabetes é uma doença silenciosa que afeta no nosso país cerca de um milhão de pessoas, para além dos casos da diabetes do tipo 1, que se manifesta essencialmente em crianças e jovens na adolescência, como explicou o diretor do serviço de medicina da ULS da Guarda.