A sessão terá lugar no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda, pelas 18h30 e centrar-se-á no tema “Medicina oncológica de precisão: medicamentos inovadores e como ter acesso a estes medicamentos”. Manuel Sobrinho Simões, presidente do Ipatimup e anfitrião da iniciativa, explica que, enquanto outras sessões do ciclo se focam na prevenção e nos rastreios, a paragem na Guarda abordará o cenário em que o cancro já está constituído. O especialista destaca o “desenvolvimento extraordinário” das terapêuticas específicas, agora designadas como medicina oncológica de precisão.
Sobrinho Simões reconhece que a Guarda, por estar mais afastada dos grandes centros como Porto ou Lisboa, enfrenta desafios acrescidos no acesso à saúde. Contudo, enfatiza que o fortalecimento das unidades locais de saúde é fundamental para melhorar a deteção precoce e garantir tratamentos mais fáceis, reforçando que o acesso a estes fármacos inovadores é um pilar crucial para o sucesso do tratamento.
A sessão na Guarda seguirá um formato dinâmico, contando com uma apresentação inicial seguida de um debate aberto a perguntas da audiência. O painel de especialistas incluirá três profissionais do Porto e a Dr.ª Inês Sequeira, especialista em oncologia na Guarda.


