A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda numa organização conjunta com a Câmara e em colaboração com a Junta de Freguesia de São Miguel do Jarmelo, promove, amanhã, um percurso pedestre temático dedicado à descoberta e valorização de um património singular da paisagem rural: o Culto Privado das Almas, representado nas tradicionais alminhas, cruzes, cruzeiros e poisos que marcam os caminhos do concelho.
A iniciativa parte de um levantamento feito pela Associação que identificou mais de 500 exemplares no concelho e 26 na freguesia do Jarmelo.
O percurso tem início em Valdeiras e termina no Toito e a iniciativa está inserida no programa da Semana Santa da Guarda. Durante o trajeto, de cerca de 9 quilómetros, serão partilhadas histórias, lendas e referências culturais associadas a cada local, como dá conta Elsa Fernandes, presidente da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda.
Após o almoço será realizado um atelier de construção de cruzes tradicionais desta época. A iniciativa é aberta a toda a população e são esperados cerca de uma centena de participantes.


