Requalificar edifícios da zona histórica da Guarda, apostar na agricultura e lançar a primeira pedra para a construção da Alameda dos Fs, são três objectivos do presidente da Câmara da Guarda para o próximo ano

Carlos Chaves Monteiro falava após a aprovação do Orçamento Municipal para 2021 e, em declarações aos jornalistas, explicou que ainda faltam ultrapassar alguns aspectos burocráticos para o início das obras da Alameda do F, que vai ligar a antiga rotunda da Ti Jaquina ao Bairro da Senhora dos Remédios. Ainda assim, o autarca pensa ser possível lançar a primeira pedra no próximo ano.

Apostar numa agricultura de regadio é outro dos objectivos do executivo. Carlos Chaves Monteiro quer que os agricultores deixem a agricultura de subsistência para um processo mais comercial.

Quanto à requalificação do centro histórico, Carlos Chaves Monteiro diz ser possível, através do IFRU – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas – ajudar os proprietários dos edifícios da judiaria e renovar as fachadas dessas habitações.