A prova arranca com um contra relógio de 7,59 quilómetros. À tarde, a segunda etapa liga Pinhel a Trancoso, numa distância de pouco mais de 60 quilómetros. No dia seguinte há uma etapa com partida e chegada em Vila Nova de Paiva e, na segunda-feira, a derradeira e decisiva “tirada” liga Celorico de Basto a Paredes. Desta prova farão parte as equipas profissionais portuguesas e ainda as equipas amadoras sub-23, num total de 19 formações.
O director da organização, Vítor Cunha diz que apesar da previsão de mau tempo, as expectativas são elevadas, uma vez que vão estar em prova os melhores ciclistas das melhores equipas deste escalão e ainda duas formações espanholas. Vítor Cunha diz que um dos critérios nas escolhas das localidades teve a ver com bons locais de partida e chegada e também com as condições das estradas por onde vai passar o pelotão. O director da organização do Grande Prémio sublinha que é importante trazer a festa do ciclismo aos territórios do interior.
A prova arranca com um contra relógio de 7,59 quilómetros. À tarde, a segunda etapa liga Pinhel a Trancoso, numa distância de pouco mais de 60 quilómetros. No dia seguinte há uma etapa com partida e chegada em Vila Nova de Paiva e, na segunda-feira, a derradeira e decisiva “tirada” liga Celorico de Basto a Paredes.