O NDS, da Guarda, ocupa no lugar 187 na lista dos 250 clubes portugueses com mais atletas inscritos com um total de 215 jogadores

O NDS, da Guarda, ocupa no lugar 187 na lista dos 250 clubes portugueses com mais atletas inscritos, com um total de 215 jogadores, menos 30 do que há dois anos.

Os dados foram divulgados pela Federação Portuguesa de Futebol que publicou uma lista com os primeiros 250 clubes com mais atletas, que é liderada pelo Benfica (741), seguido do Leixões (729) e Sporting (698). No total de todos os clubes filiados, a Federação Portuguesa de Futebol contabiliza 181 495 atletas, sendo que o NDS é o único no distrito da Guarda entre os primeiros 250.

No mesmo comunicado, a FPF indica que os números são idênticos aos do período pré-pandemia.

No caso do NDS, o coordenador técnico, Paulo Alves revelou que o clube nunca deixou de proporcionar actividade física aos atletas e o número de inscritos acabou por ser razoável e até surpreendente. O responsável alertou que é necessário chamar mais jovens para a prática física regular e que era desejável que mais clubes do distrito fizessem parte desta lista. Paulo Alves sublinhou ainda a qualidade dos quadros técnicos do NDS que trabalham diariamente com os atletas e que nunca deixaram os jogadores sem actividade física, mesmo em períodos complicados.  O coordenador do NDS disse ainda que um dos escalões onde se registou um maior crescimento foi nas escolinhas, entre os 4 e os 8 anos. Paulo Alves voltou a falar na falta de equipamentos desportivos, uma vez que 60 minutos para treinar é muito pouco e depois não se podem esperar milagres. Com outras condições, acrescenta que os clubes do distrito poderiam ter outros resultados.