A vereadora do PS na Câmara da Guarda levou à reunião do executivo o avançado estado de degradação em que se encontram duas casas na Praça Velha e a antiga Casa da Legião, que fica em frente à porta principal da Sé Catedral.
Adelaide Campos disse aos jornalistas que a Praça Velha apresenta sinais de abandono. Adelaide Campos ouviu as explicações do presidente da Câmara, mas promete voltar a falar do assunto nas próximas reuniões. Na opinião da socialista, a Guarda precisa de uma estratégia. Adelaide Campos foi mais longe e afirmou que a Guarda está a ser transformada «numa cidadezeca.»
Instado a pronunciar-se sobre o assunto, o vereador do PSD, Carlos Chaves Monteiro lembrou que havia projectos para as casas que estão em ruínas na Praça Velha.
Já no final da reunião, o presidente da Câmara da Guarda disse aos jornalistas que o problema do centro histórico tem quase duas décadas e que está a ser elaborado um plano de revitalização. Sérgio Costa reforçou que o plano de revitalização do centro histórico será uma grande âncora e que está focada na habitação, reabilitação urbana e animação.