O acto realizou-se no Centro Paroquial, na Guarda Gare, e o comandante distrital focou, mais uma vez, a necessidade de novas instalações. Carlos Resende da Silva falou ainda dos números relativos à criminalidade no distrito e reforçou, que as cidades da Guarda e de Gouveia são as mais seguras do planeta. Carlos Resende da Silva destacou também as acções de visibilidade da PSP em vários locais da cidade da Guarda. Quanto ao número de efectivos, o comandante referiu que são poucos em quantidade mas muitos em qualidade. Voltando às instalações, Carlos Resende da Silva reforçou que 3 edifícios que recebem os vários serviços da PSP, não oferecem o mínimo de condições.
Depois de ouvir as declarações do comandante da PSP da Guarda, o presidente do Município, que também marcou presença no acto solene, disse que está disposto a encetar novos contactos para que, de uma vez por todas, o problema das instalações, fique resolvido. Sérgio Costa reconheceu que os profissionais desta força de segurança merecem melhores condições de trabalho.
Já Pedro Clemente, inspector nacional da PSP, também mostrou abertura para ajudar a resolver o problema das instalações da PSP da Guarda.
