Já foi apresentado o programa oficial do “Dia de Descanso” da 81ª Volta a Portugal em Bicicleta, que este ano acontece na Guarda

O dia descanso acontece a 6 de Agosto e a animação vai chegar à cidade logo na véspera, quando cerca das 17H30, terminar no centro da Guarda, junto ao jardim José Lemos, a 5ª e última etapa da primeira fase da prova. Esta jornada de 160 quilómetros vai começar em Oliveira do Hospital e percorrer uma boa parte dos municípios com influência na vertente norte da Serra da Estrela, tendo a subida do “Porto da Carne”, já no concelho da Guarda, a vincar definitivamente o nível de exigência na parte final da etapa. Para a noite de 5 de Agosto está programado o Concerto da Volta. Ana Bacalhau sobe ao palco na Praça Luís de Camões, junto à Sé da Guarda, às 22 horas. Na terça-feira, 6 de Agosto, enquanto o pelotão profissional da Volta aproveita o Dia de Descanso, realiza-se, na Guarda, a já tradicional Etapa da Volta em cicloturismo, onde as centenas de amantes da modalidade têm a oportunidade de fazer uma etapa desfrutando das estruturas utilizadas na Volta a Portugal – a mesma recta da meta dos profissionais e a subida ao pódio para a cerimónia de entrega de prémios.

Receber este dia da prova era um desejo antigo do Município e já estava previsto no contrato celebrado em 2017, como explicou o presidente da Câmara, Carlos Chaves Monteiro. Nos últimos anos, o Dia de Descanso realizou-se em Viseu. Este ano a cidade Viriato recebe o Prólogo e a Guarda tem o dia que separa a primeira da segunda parte da Volta. O dia inclui várias atividades e tem transmissão direta na RTP1. Carlos Chaves Monteiro considera que as duas cidades ficam a ganhar. Carlos Chaves Monteiro acrescenta que o Dia de Descanso vai valorizar a economia local e dar mais visibilidade à cidade. (ouvir aqui)