A Unidade Local de Saúde da Guarda, vai receber dois milhões e meio de euros destinados à remodelação da maternidade, obstetrícia e pediatria do hospital Sousa Martins, serviços que futuramente irão ocupar o piso zero do edifico 5, nas antigas urgências. A verba para estas obras foi garantida pela ARS do Centro, no âmbito de uma candidatura aos fundos comunitários Portugal 2020, como referiu à Rádio F, Gil Barreiros, diretor clínico da ULS da Guarda. O decréscimo do número de partos no hospital da Guarda é uma realidade, mas o diretor clínico também reconhece que as condições físicas são antiquadas.
Gil Barreiros falou com satisfação das obras que vão ser feitas, porque o objetivo da ULS da Guarda é que a maternidade não feche. O diretor clínico da ULS da Guarda admite que o lado menos bom da maternidade são mesmo as instalações, uma vez que são antigas.
A remodelação dos serviços vai ser uma realidade garantiu a ARS do centro, uma vez que existe o apoio financeiro do programa Portugal 2020”.