ULS da Guarda e o Município da Guarda, estão a promover junto das crianças do pré-escolar e 1º ciclo, hábitos de alimentação saudável

A ULS da Guarda e o Município da Guarda, estão a desenvolver uma parceria com o objetivo de promover lanches saudáveis às crianças do concelho da Guarda. A equipa de Saúde Escolar da ULS e o sector de alimentação e nutrição Câmara Municipal, tem vindo a levar a cabo diferentes atividades para as crianças do pré-escolar e do primeiro-ciclo. O diretor clínico da ULS da Guarda salienta essa parceria entre a ULS e o Município da Guarda, bem como os objetivos desta ação.

As crianças que apresentam bons procedimentos alimentares recebem simbolicamente “patinhas”, que representam pontos. No final da iniciativa, os mais ponteados recebem prémios simbólicos, como refere Gil Barreiros. Ao longo de todo o ano, equipas de profissionais de nutrição tem-se deslocado às escolas a espreitar os lanches das crianças, no caso da ULS da Guarda, a equipa é constituída por enfermeiros, médicos e psicólogos e nutricionistas, como referiu à Rádio F o diretor clínico Gil Barreiros.

O vereador com o pelouro da educação da Camara da Guarda, Vítor Amaral salienta a cooperação com a ULS da Guarda, bem como a importância da sensibilização das crianças para hábitos saudáveis na alimentação. Vítor Amaral, destacou uma das atividades realizadas na cozinha do Município, onde as crianças são convidadas a confecionar e preparar de forma saudável vários alimentos. Estas ações destinam-se a todas as crianças do concelho da Guarda, no pré-escolar e 1º ciclo, e conta com a presença da equipa nutricional da Câmara da Guarda,

O programa de Educação Alimentar no concelho da Guarda termina no próximo mês de maio com uma atividade surpresa na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, onde serão premiados os alunos que ao longo do ano, mais lanches saudáveis levaram para a escola.

 

Foto: ULS da Guarda

Foto: ULS da Guarda