No passado Sábado no jardim José de Lemos, a candidatura “Pela Guarda”, apresentou-se publicamente e Sérgio Costa, revelou a distribuição de pelouros e a equipa o vai acompanhar neste percurso eleitoral. Em segundo lugar na candidatura surge Diana Monteiro, seguem-se Amélia Fernandes, Rui Melo, Diana Cruz e Sousa, António Pereira e Rosário Santos.
O candidato abordou a questão do Hospital da Guarda e lamentou todo o aproveitamento político em torno desta questão. Sérgio Costa defende um Hospital Publico e com equidade na distribuição de vagas entre as unidades interior. O candidato independente defende da criação de um conselho municipal de saúde, de forma a antecipar problemas e apontar caminhos na área da saúde. Sérgio Costa diz que enquanto presidente da câmara da Guarda, acompanhará de perto as necessidades desta unidade de saúde. Outra das propostas apresentadas pelo candidato é promover políticas municipais para a fixação de profissionais de saúde na Guarda, criar um centro de investigação e exigir a classificação de “Centro Hospitalar Universitário” para a ULSG. Na área da educação, Sérgio Costa diz que em parceria com a presidência do IPG, será preciso dar condições para dotar o Politécnico da Guarda com novos cursos na área do agro-florestal e alimentar.
O setor social não foi esquecido e o candidato “Pela Guarda” compromete-se a cofinanciar projetos na área para reforçar as respostas sociais no concelho.
Na componente ambiental Sérgio Costa quer transformar o local onde se realiza feira quinzenal num novo pulmão da cidade e encontrar um novo local para os feirantes, construir um novo parque urbano na encosta nascente da cidade, mas dar prioridade imediata para a requalificação e manutenção do já existente POLIS.
No plano rodoviário para além de se comprometer com a construção das variantes do F´s, da Sequeira e Galegos à VICEG, Sérgio Costa diz que é importante concretizar Estrada Verde com ligação de Videmonte ao maciço central da Serra da Estrela e pensar já no planeamento da 3ª fase da VICEG com ligação ao Alvendre.
Mesmo a fechar o discurso o candidato “Pela Guarda”, Sérgio Costa, deixou uma palavra aos funcionários da autarquia e disse aos autarcas de freguesia que sabem, que podem contar com ele.
Sérgio Costa apresentou a equipa que quer levar para o executivo da câmara da Guarda. A candidatura “Pela Guarda” apresentou José Valbom como mandatário, José Rodrigues e Luísa Santos são os mandatários da juventude e financeiro, respetivamente, já José António Pereira é o diretor de campanha. Para Assembleia Municipal a aposta é em José Relva e para Junta de Freguesia Urbana o candidato é António Júlio Aguiar.