Pelo segundo ano consecutivo, os melhores atletas, equipas e dirigentes desportivos da época desportiva de 2018/2019 vão ser distinguidos pelo Município da Guarda na Gala do Desporto, que está marcada para a noite deste Sábado, no Teatro Municipal da Guarda. O Município irá atribuir 46 prémios “Forte” aos melhores da época em todas as modalidades.
O objectivo da autarquia passa pela valorização do resultado, mas, principalmente, do trabalho desenvolvido no sentido da promoção do Desporto no concelho da Guarda, como realçou o presidente da Câmara, Carlos Chaves Monteiro.
Serão galardoados atletas, dirigentes e clubes nas modalidades de Karaté, Judo, Escalada, Ciclismo, Tiro, Atletismo, Natação, Andebol, Desportos motorizados, Basquetebol, Futsal, Futebol. Serão entregues também os prémios Forte para o Melhor Clube e os prémios Forte de Reconhecimento e de Carreira Desportiva.
No Futebol os clubes premiados são os que venceram provas regionais ou nacionais, casos do Guarda Unida Desportiva, o NDS e o CCDR de Vila Cortez do Mondego. No Futsal, o Guarda 2000 e o Grupo Desportivo das Lameirinhas e no Basquetebol, Os Sanchos e o GuardaBasquet. Já no Andebol, o prémio será para o Guarda Unida e no Voleibol os premiados são o Centro de Gira Volei da Escola Carolina Beatriz Ângelo e o Centro de Gira Volei da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca.
Na categoria de melhor clube, cujos critérios assentam no clube com mais títulos conquistados, vão receber os prémios o Guarda Unida (Desportos Colectivos) e o Clube de Natação da Guarda (desportos individuais).
Já na categoria de desportos individuais, os clubes premiados são O Centro de Artes Marciais da Guarda, a Academia Egitaniense de Karate Shotokan e o Centro Bushido da Guarda (karate); Clube de Judo da Guarda (Judo); Joaquim Morgado, Davide Lourenço e Luís Miguel Fernandes (Automobilismo); Rui Pedro Marques, Francisco Cipriano, Simão Dias, Tiago Afonso, Diogo Gonçalves, Bruno Coelho, Hugo Nunes (Natação). Na modalidade de Tiro, vai ser premiado o Núcleo Sportinguista da Guarda.
No Prémio Desempenho vão ser distinguidos Paulo Gomes, Pedro Martins, Inês Monteiro, Rafaela Aleixo e Andreia Crespo (Atletismo); Francisco Carvalho (Desportos Motorizados); João Rodrigues (Ciclismo); Rafael Pires (Escalada) e Carlos Sacadura (Futebol).
O prémio para o Desporto Adaptado vai ser recebido pela C.R.C.I. Guarda e o prémio Reconhecimento pela Associação de Atletismo da Guarda.