Os municípios de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Meda e Pinhel e a Federação Portuguesa de Andebol, assinaram esta semana, em Figueira de Castelo Rodrigo, um protocolo tendo em vista a organização e realização de dois eventos desportivos: a Fase Final de Iniciados Masculinos e o Torneio de Andebol Scandibérico – Juniores Femininos. As referidas actividades decorrerão em Junho e Novembro, respectivamente.
Os dois eventos serão apresentados em breve. Joaquim Escada, coordenador do projecto desportivo do Andebol nos distritos da Guarda e Viseu, anunciou que na fase final de iniciados vão estar presentes 16 equipas. Já no Scandibérico, que vai decorrer em Novembro, os moldes vão ser idênticos aos de anos anteriores, mas este ano com a particularidade do Município de Almeida também receber um dos jogos desta competição.
Para o presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo esta parceria com os restantes municípios acaba sempre por ser positiva. Paulo Langrouva também destacou a entrada de Almeida neste projecto.
O autarca de Figueira de Castelo sublinhou também a importância desportiva dos dois torneios, até porque o Scandibérico vai juntar as selecções de juniores femininos de Portugal, Espanha, Suécia e Noruega.
Paulo Langrouva salientou também que um outro objectivo desta iniciativa passa por dar mais visibilidade ao Andebol, uma vez que acredita que há jovens com potencialidade no distrito.
O presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo sublinhou ainda a importância das duas iniciativas para a economia local dos 4 concelhos. (ouvir aqui)