Presidente da República de Cabo Verde visita hoje o Instituto Politécnico da Guarda

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Almeida Fonseca, vai visitar esta tarde o Instituto Politécnico da Guarda, a convite do Presidente Constantino Rei. Mas Antes, o Chefe de Estado Angolano vai ser recebido na Câmara Municipal, onde terá lugar às 16 horas uma sessão solene de abertura do VII Encontro dos Estudantes Maienses em Portugal.

Em declarações à Rádio F, o Presidente do Politécnico, Constantino Rei, referiu que vai aproveitar a visita do Presidente da República de Cabo Verde, para falar do processo de atribuição de vistos aos estudantes estrangeiros que querem vir estudar para Portugal. Constantino Rei, diz mesmo, que vai pedir a Jorge Almeida Fonseca para usar a sua magistratura de influência junto do governo português, de forma que o assunto não continue a ser ignorado.

O Presidente do IPG considera que o governo tem que ser sensível ao processo de atribuição de vistos, até porque há cada vez mais estudantes angolanos a estudar em Portugal. Constantino Rei diz que não faz sentido que o governo queira exigir aos estudantes estrangeiros qual a capacidade económica de cada um. O Presidente do IPG vê no Presidente da República de Cabo Verde alguma influência, até porque considera uma pessoa muito afetiva e amiga dos estudantes.

Jorge Almeida Fonseca é recebido na Câmara Municipal às 16 horas, depois desloca-se para o IPG, onde vai participar numa palestra, no âmbito do VII encontro Nacional de Estudantes Maienses em Portugal. O Chefe de Estado de Cabo Verde, janta na cantina do Politécnico da Guarda com estudantes e entidades.

IPG