O evento foi apresentado na semana passada em Figueira de Castelo Rodrigo, onde marcou presença o seleccionador nacional, Luís Santos, que deu a conhecer as jogadoras eleitas para esta competição. A escolha, segundo o seleccionador nacional teve em conta o potencial das atletas e a capacidade de trabalho e compromisso para com o andebol. A preparar o mundial do próximo ano, Luís santos olha para este torneio com especial importância.
Do lado da federação de andebol de Portugal as expectativas são altas. Joaquim escada diz que estão reunidas as condições para mais um sucesso desportivo. As equipas vão ficar alojadas nos 4 concelhos palco deste torneio.
Carlos Condesso, presidente de câmara de FCR e anfitrião da apresentação deste torneio considera que é com iniciativas deste tipo que se promove o território. O autarca figueirense recorre a esta parceria entre municípios para afirmar que só com união se consegue alcançar escala e olhar para o território como um todo.
Acrescentar ainda que a Meda recebe o jogo inicial, no dia 26, pelas 15H45 e que vai colocar frente-a-frente as selecções de Portugal e da Noruega. À noite, em Pinhel, jogam Espanha e Suécia. No dia 27, o pavilhão de Almeida recebe os jogos Noruega – Espanha e Portugal – Suécia. No dia 28, Figueira de Castelo Rodrigo acolhe os encontros Suécia – Noruega e Portugal – Espanha.