Os campeonatos distritais de Futsal e Futebol têm início este fim de semana, com todos os jogos marcados para as 11 horas

Os campeonatos distritais de Futsal e Futebol têm início este fim-de-semana, com todos os jogos marcados para as 11 horas, muito por força das medidas impostas pelo Governo para combater a Covid-19.

Na noite da passada terça-feira, a direcção da Associação de Futebol da Guarda esteve reunida para fazer arranjos nos calendários que tinham sido sorteados no mês passado. Com a desistência de 6 clubes no Futebol, o Campeonato passa a ter menos uma série, ficam apenas duas, e os clubes tiveram de ser reagrupados. Por isso, houve necessidade de fazer arranjos, como explica o presidente da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço.

Os jogos das duas primeiras jornadas estão marcados para as 11 horas, mas o horário até poderá ser alterado na próxima semana. Amadeu Poço explica que se os encontros da Taça de Portugal foram agendados para outros horários, não pode haver excepções para os distritais.

Quanto aos clubes que desistiram, o presidente da Associação de Futebol da Guarda diz que já esperava que dois não entrassem e que os restantes foram por dificuldades na construção dos respectivos plantéis.

Quanto ao modelo competitivo e com 8 clubes em cada série, os 4 primeiros vão disputar uma fase de subida e os restantes irão lutar pela permanência, uma vez que está prevista uma segunda divisão na época seguinte, se o número de clubes inscritos for superior a 21.

As equipas que este ano desistiram vão recomeçar na 2ª Divisão, se houver 22 clubes inscritos para a próxima temporada.