O novo modelo tem sido alvo de críticas por parte dos treinadores das equipas que vão estar naquela competição.
Em todas as séries, os dois primeiros classificados vão discutir a fase de subida e as restantes equipas, a partir de Fevereiro, lutam pela manutenção, mas recomeçam com zero pontos.
Em declarações à Rádio F, o técnico reforça que este formato não tem lógica e em nada beneficia o futebol. Márcio Silva concorda que alguns clubes até podem investir apenas na 2ª fase. Quanto à série onde está o Desportivo de Gouveia, o técnico considera que é bastante competitiva e com emblemas históricos que têm outro poder financeiro. Contudo, Márcio Silva diz que vai ser uma experiencia enriquecedora e que pode dar mais visibilidade aos atletas. A base do plantel será o da época passada mas com alguns reajustes para fazer face às exigências do próprio campeonato.
Recorde-se que o Clube Desportivo de Gouveia, que este ano vai militar no Campeonato de Portugal, inicia a competição no dia 29 de Agosto, altura em que recebe o Castro Daire. Depois, a formação serrana desloca-se a Gondomar e, na terceira jornada, recebe o Salgueiros. Seguem-se os encontros com o Valadares e Ferreira de Aves e depois dois jogos consecutivos fora de portas com o União 1919 e o Alvarenga. A completar a 1ª volta, o Desportivo, que ficou inserido na Série C, recebe o Sporting de Espinho e visita o Leça.
