O congresso decorreu este passado fim de semana, em Aveiro, onde foi eleita como presidente a autarca de Matosinhos, Luísa Salgueiro. Já Sérgio Costa integra o conselho geral, um lugar que há muito não era ocupado por um autarca da cidade mais alta. Sérgio Costa salientou ainda a presença, pela primeira vez, de autarca eleitos em listas independes nos órgãos da Associação Nacional de Municípios. Sérgio Costa frisa que os lugares para os quais tem vindo a ser eleito, representam acima de tudo a os eleitores da Guarda em órgãos nacionais.
Quanto aos desígnios da Associação Nacional de Municípios para o próximo quadriénio, o Presidente da câmara da Guarda elenca dois fundamenteis, a gestão dos fundos comunitários para a próxima década e o regresso da discursão da regionalização. A propósito da regionalização, Sérgio Costa é defensor da mesma, mas em moldes diferentes da então proposta que foi referendada. O autarca defende apenas cinco regiões administrativas, com base na divisão plano já existente, a saber, Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.
Declarações do Presidente da câmara da Guarda em exclusivo à Rádio F, depois de ter sido eleito membro efetivo do conselho geral da Associação Nacional de Municípios, num congresso que decorreu este passado fim de semana em Aveiro.