O NERGA (Associação Empresarial da Região da Guarda) e a ADSI (Agência de Desenvolvimento para a Sociedade de Informação e do Conhecimento) apresentaram a nova plataforma digital “Beira Nossa” que pretende apoiar as empresas e o comércio local na procura de novas oportunidades de negócio, no caso concreto via on-line.
Esta nova ferramenta permite disponibilizar ao consumidor, num só local, 7 dias por semana e 24 horas por dia, através de um simples clique, um conjunto variado de bens e serviços, tais como moda e calçado, bebidas e alimentação, saúde beleza e bem-estar, electrodomésticos, decoração ou produtos regionais.
Para já a área de abrangência vão ser os 15 concelhos da região das Beiras e Serra da Estrela mas, no futuro, poderá ser alargado ao território da Beira Baixa, como destaca o presidente do NERGA, Pedro Tavares. A Plataforma “Beira Nossa” entrou ontem em funcionamento e, nesta altura já agregou 20 empresas que comercializam, no total, cerca de 300 produtos. Pedro Tavares falou também da distribuição destes produtos. O dirigente do NERGA diz que foi feito um bom contrato com os CTT. Pedro Tavares não tem dúvidas de que esta nova plataforma vai ajudar os comerciantes e empresários, nomeadamente os que ainda não tinham uma forma on-line de escoar os produtos.
Já da parte da ADSI esta nova plataforma vai ser um importante veículo para ajudar os comerciantes, como explica José Gomes.
Na apresentação estiveram também vários comerciantes. Jorge Gonçalves, da Choupana do Pastor, considera que esta nova plataforma vai alargar o mercado. O comerciante diz que no mês de Abril houve um decréscimo nas vendas.
Já João Gonçalves, da OLIVA, revela que a empresa vai colocar vários produtos na plataforma.
Alexandre Fonseca, empresário do ramo do vestuário, também com loja física na Guarda, diz que a empresa vai apostar em pijamas e lingerie.