O município de Figueira de Castelo Rodrigo assinala amanhã o feriado municipal e inaugura o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, onde até domingo, serão recriadas as batalhas seiscentistas entre à armada Lusa e as forças espanholas, que culminaram na vitória portuguesa

É este o mote para comemorar o feriado municipal daquele concelho do distrito da Guarda. À Rádio F, o presidente da câmara de Figueira Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, fez o enquadramento histórico desta Batalha que ocorreu há mais de 350 anos. Quanto ao dia do feriado, para além das cerimónias oficiais que contam com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, um dos pontos altos das comemorações será a inauguração do “Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo”. O dia termina com uma homenagem a Pedro Jacques de Magalhães, em Mata de Lobos, que comandou a armada portuguesa, nesta importante batalha contra os espanhóis pela restauração da independência de portuguesa.

Quantos às recriações históricas, começam já amanhã ao final da tarde em Mata de Lobos, com a “Batalha Final”, depois e durante sexta feira e todo o fim de semana, Castelo Rodrigo, passa a ser o centro das atenções, onde é esperada muita música, animação a rigor, encenações e a recriação da lenda do “Milagre de Nossa Senhora de Aguiar”, como refere o autarca. Carlos Condesso diz que esta é uma oportunidade única para reviver a época seiscentista.

O presidente da câmara de Figueira de Castelo Rodrigo salientou ainda, a importância deste evento para a economia local.

Foto: Municipio de Figueira de Castelo Rodrigo