O evento “Santos da Guarda” vai trazer animação à cidade e aos bairros de 11 a 26 de junho

É o regresso desta animação depois de dois anos de paragem devido à pandemia. Com o nome refrescado, os “Santos da Guarda” prometem trazer para as ruas da cidade milhares de pessoas, com a iniciativa a começar a 11 deste mês, e até ao dia 22, doze bairros da cidade prometem muita animação e o regresso das festividades dos santos populares, referiu em conferência de imprensa o presidente da câmara da Guarda, Sérgio Costa. Já na noite de São João, a autarquia não promove qualquer evento, deixando liberdade aos bairros e associações para realizarem o seu próprio evento. Uma das novidades desta edição prende-se com a parte competitiva entre bairros, com a realização do concurso do melhor “caldo de grão”. Já na praça do Município entre os dias 24, 25 e 26, as festividades dos santos populares concentram atenções, com as tradicionais barraquinhas, mostras de artesanato, produtos endógenos e a restauração. Já no dia 25, na noite de sábado, o destaque vai para as marchas populares em frente aos paços do concelho.

A música também faz parte do cartaz, com Emanuel, os HI-FI, Função Publica, para além da animação de rua com concertinas, grupos de cantares e outras coletividades.

O evento “Santos da Guarda” tem um custo estimado de cerca de 100 mil euros, onde já está incluído o apoio a cada bairro participante.