Após o interregno de dois anos devido à pandemia, o município da Guarda retoma o cartaz e preparou um programa com muitas atividades entre os dias 16 e 21 de fevereiro. Este é um carnaval genuinamente português e que tem como cabeça de cartaz o “Desfile e Julgamento do Galo” no domingo gordo de carnaval, e que conta com a participação de 32 freguesias do concelho, salientou o presidente da câmara, Sérgio Costa. O ponto alto acontece no domingo gordo de carnaval, com o desfile carnavalesco e com muita sátira no julgamento do Galo a acontecer na Praça Velha.
As tabernas do entrudo estão de regresso, desta vez instaladas no largo de São Francisco, com muita animação e música, com destaque para Rouxinol Faduncho. A “Fun Run” também acontece com a corrida mais divertida do ano. Já nos dias 16 e 17 Maria Rueff e Joaquim Monchique protagonizam a comédia “Lar doce Lar” no Teatro Municipal da Guarda. O “GuardaFolia” vai passar também por Famalicão da Serra, no dia 21 de fevereiro com o Enterro do Entrudo, antes, sexta-feira dia 17, o Município da Guarda promove também o desfile infantil pelas ruas do centro da cidade.
O autarca acredita que o GuardaFolia já é uma marca da Guarda, e vai atrair milhares de pessoas à cidade mais alta. Sérgio Costa fala de evento diferenciador e em nada colide com os restantes certames que se realizam pela região neste fim de semana de carnaval. O “GuardaFolia” no seu todo está orçado em 150 mil euros, deste bolo, 2 mil euros é para cada uma das freguesias que participa do desfile carnavalesco.
