O distrito da Guarda é o segundo do país com mais população idosa que vive sozinha ou isolada, com 4585 pessoas nestas condições

A GNR revelou os dados mais recentes da Operação Censos Sénior, realizada durante o mês de Outubro. A nível nacional, apenas o distrito de Vila Real está com valores mais altos do que a Guarda, chegando aos 5065. O concelho do Sabugal é o mais envelhecido, seguido de Pinhel, Almeida, Gouveia, Guarda e Seia. Os números foram revelados pelo tenente-coronel Cura Marques, relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda.

Este ano os números aumentaram em relação ao período homólogo do ano passado. O tenente-coronel Cura Marques justifica que a GNR chega sempre a mais pessoas durante esta operação.

Durante a operação, os militares privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adopção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, burla, furto e ainda para prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool, bem como para a adopção de medidas preventivas de propagação da pandemia COVID-19.

Foto: GNR (Arquivo)