O Crossódromo das Lajes, em Fernão Joanes, no concelho da Guarda, recebe nos próximos dias 25 e 26 de maio, mais uma etapa do Campeonato Nacional e do Campeonato Europeu de Motocrosse.
A nível nacional esta será a quarta de seis provas nas classes de MX1, MX2, MX 125 Júnior e MX Veteranos. Quanto ao Europeu trata-se da última prova da fase zonal, nas classes de EMX65 e EMX85 e que vai apurar os 20 melhores pilotos de cada classe para as meias-finais, que vão decorrer na Roménia.
O evento foi apresentado no Centro Comercial La Vie. O director desportivo da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes, entidade promotora do evento, referiu que as únicas alterações em relação a anos anteriores estão relacionadas com os horários dos treinos cronometrados de MX1 e MX2 que passam a realizar-se no Sábado. Marco Santos realçou que a prova do Europeu pode ser decisiva para as contas finais do apuramento dos 20 melhores pilotos. A nível nacional não deverão surgir grandes novidades, uma vez que ainda faltam duas competições, num total de 100 pontos. Uma das dificuldades da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes, para esta jornada dupla de Motocrosse, está relacionada com o número de voluntários. Marco Santos deixou o apelo para quem se quiser juntar à organização. Na apresentação, o presidente da Associação de Fernão Joanes, Carlos Cruz, afirmou que as expectativas estão elevadas e acrescentou que se as condições do tempo ajudarem, as expectativas são de casa cheia. Na bilhética, a organização volta a apostar no Convite Júnior, para menores de 14 anos. O objectivo é atrair os mais novos ao Crossódromo das Lajes. Quem também marcou presença na apresentação foi o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara da Guarda. Rui Melo sublinhou que a cidade e o concelho precisam destes grandes eventos para chamar pessoas ao território. Também Jorge Bico, presidente da Junta de Freguesia de Fernão Joanes, destacou que o evento é importante para estimular a economia local, não só da Guarda como também da região.