No antigo edifício da Associação Comercial da Guarda vai ser instalado Comando Sub Regional das Beiras e Serra da Estrela da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

A Câmara da Guarda aprovou uma proposta para instalar o novo Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, até aqui designado Comando Distrital de operações e Socorro, vulgo CDOS, no antigo edifício da Associação Comercial da Guarda, no centro histórico da cidade. Recordo que este serviço está a funcionar na Rua António Sérgio.

O protocolo assinado tem uma duração de 20 anos. O vereador do Partido Socialista, Luís Couto aprovou esta proposta mas ressalvou que a Câmara deveria encontrar, o quanto antes, uma nova solução que poderia passar por um edifício construído de raiz e noutra zona da cidade.

Já o vereador do PSD, Carlos Chaves Monteiro mostrou-se agradado com esta decisão e recordou que esta proposta do novo edifício já vinha do anterior executivo.

Já o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa explicou que a minuta do protocolo aponta para uma instalação do CDOS naquele edifício por um período de 20 anos, mas ressalvou que é sempre possível mudar se aparecerem novas instalações que se adaptem melhor àquele serviço. Sérgio Costa acrescentou ainda em jeito de resposta ao PSD, que havia mais hipóteses para instalar este novo Comando. No que diz respeito a uma data para a mudança da Rua António Sérgio para a antiga sede da Associação Comercial, Sérgio Costa não quis adiantar datas, uma vez que o edifício junto à Sé necessita de algumas obras.

Quanto ao futuro das actuais instalações do CDOS, NA Rua António Sérgio, o autarca considera producente estar a fazer futurologia.