Nasceu em Quadrazais, concelho do Sabugal, a 16 de julho de 1939 e faleceu, ontem, dia 27 de julho.
Pensador profícuo, com vasta obra publicada e um valioso espólio bibliográfico disponível no Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes – Sabugal, medalha de ouro do Município do Sabugal, Pinharanda Gomes teve o reconhecimento da academia que lhe conferiu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade da Beira Interior (UBI), em 2018.
O corpo estará em câmara ardente na Igreja de Santo António dos Cavaleiros, a partir das 17 horas de hoje, dia 28. Pelas 10 horas do dia 29, segunda-feira, haverá missa presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, seguindo depois para a sua terra natal, Quadrazais, onde se realizará o funeral pelas 18 horas.
Em nota enviada pelo município do Sabugal o Presidente da Câmara Municipal, António dos Santos Robalo, «apresenta, em nome da Câmara Municipal e dos seus eleitos, de todos os seus trabalhadores e colaboradores, as mais sinceras condolências à sua esposa, D. Judite, e restante família e decreta três dias de luto municipal.»