Já foram ministradas grande parte das 27 200 vacinas, contra o vírus da gripe, atribuídas à ULS da Guarda

Este ano o contingente total de vacinas chegou de uma só vez e entretanto já foram distribuídas por todas as unidades de saúde que pertencem à ULS da Guarda, como referiu à Rádio F, a Coordenadora da Unidade de Saúde Pública da ULS da Guarda. Ana Isabel Viseu refere que o número total de vacinas atribuídas é suficiente para as necessidades da Unidade Local de Saúde da Guarda. A médica explica que a vacinação é totalmente gratuita para os chamados grupos de risco.

A Coordenadora da Unidade de Saúde Pública da ULS da Guarda, refere que a vacinação pode ser feita até ao final do ano e acrescenta que é possível, outros grupos da população acederem a esta vacina, mas de modo comparticipado, desde que seja receitada pelo médico de família.

Este ano a vacina contra o vírus da gripe protege contra 4 estirpes virais, como explicou médica Ana Isabel Viseu. Para já a atividade gripal é residual, Ana Isabel Viseu refere que ainda é cedo para perceber qual vai ser a estirpe dominante durante este inverno. A coordenadora da unidade de saúde pública da ULS da Guarda acrescenta ainda, que já foram ministradas grande parte das 27200 vacinas que chegaram à ULS da Guarda. (ouvir aqui)