Este Sábado a Guarda acolhe as Jornadas Ibéricas de Ortopedia. O evento já vai na 5ª edição e a organização é levada a cabo pelo médico ortopedista da ULS da Guarda, Luís Camarinha, que refere, que estas jornadas ibéricas só acontecem na Guarda, graças à boa colaboração do médico espanhol, Juan Blanco. Esta edição é dedicada aos Tumores Osteoarticulares e Tecidos Moles, Luís Camarinha refere que a descoberta da cura para o cancro é uma espécie de “Santo Gral” que os investigares procuram.
Os oradores são investigadores e médicos da aérea ortopédica, oriundos dos conceituados hospitais espanhóis, também do Brasil e ainda dos três hospitais centrais do nosso país.
Luís Camarinha lembra que estas jornadas Ibéricas acontecem na Guarda, há 5 anos a esta parte, e têm contado com a preciosa colaboração do Médico João Salgado, para além dos apoios do concelho de Administração da ULS da Guarda, Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia.
Luís Camarinha acrescentou ainda que as Jornadas Ibéricas de Ortopedia são para continuar nesta cidade, desde que haja vontade, apesar de, diz o médico, a tutela e as diversas entidades públicas que gerem a saúde, parecem ter esquecido a Guarda. (ouvir aqui)