Este ano a produção de azeite na freguesia do Vale do Massueime, no concelho de Pinhel, é de qualidade e em grande quantidade

A Rádio F visitou o lagar Senhor dos Aflitos na localidade de Santa Eufémia e falou com o gerente João Pena, que ao contrário do que está acontecer noutros ponto do país, naquela região, para além da boa qualidade do azeite, a quantidade de azeitona é elevada. João Pena explica que a acidez do azeite depende da rapidez com que a azeitona chega ao lagar. Também o tipo de oliveiras influencia a qualidade do produto final. O gerente do Lagar refere que o azeite deste Lagar tem uma qualidade impar, devido às características do concelho de Pinhel. Mas João Penam lembra que a qualidade tem que ser paga, devido ao elevado custo da mão-de-obra para se obter um azeite de qualidade.

A marca comercializa por este lagar é azeite “Vale Dom Sancho” e já pode ser adquirido em praticamente em todo território nacional e em alguns países europeus.

O gerente deste Lagar reclama mais apoios na promoção de divulgação deste produto único e endógeno da região do concelho de Pinhel.