O Diretor da Pneumologia da ULS da Guarda considera que o serviço que dirige no Hospital Sousa Martins é de excelência e diferenciador a nível nacional. O médico Luís Ferreira em entrevista à Rádio F (Bilateral), lembra que na Guarda houve uma transição entre um Sanatório para um serviço de Pneumologia e diz que a formação ao longo dos anos tem sido um bom pilar para que o serviço não tenha constrangimentos de recursos humanos na área clínica.
Atualmente o quadro conta com oito médicos especialistas e mais dois que aguardam colocação. Luís Ferreira refere que com este número de clínicos o serviço de Pneumologia é diferenciador no tratamento das várias doenças do sistema respiratório.
Quanto a instalações, e apesar das atuais não terem sido criadas de raiz para este serviço, o médico diz que as condições são das melhores a nível do país.
Luís Ferreira só lamenta que os antigos pavilhões, que estão em ruinas no Parque da Saúde da Guarda e que faziam parte do Sanatório, tenham chegado ao estado atual sem que haja no horizonte um timing definido para a sua recuperação. (ouvir aqui)