Celorico da Beira em festa este fim de semana com o queijo serra da estrela

Este fim de semana e no próximo, o queijo da serra é rei em Celorico da Beira, durante a tradicional feira, que pretende acima de tudo promover o queijo genuíno, bem como homenagear os produtores e pastores do concelho, como referiu à Rádio F, José Luis Cabral, Vice-Presidente da Câmara de Celorico da Beira. No concelho de Celorico existem á volta de 30 produtores de queijo de ovelha. Apesar de ser um número satisfatório, José Luís Cabral, teme que a actividade possa vir a desaparecer caso as entidades competentes não encontrem soluções.

O problema, também se prende com o facto de os produtores do concelho de Celorico começarem a ter já uma idade avançada, adiantou ainda o vice-presidente do município. No sentido de minimizar as despesas dos produtores de queijo, a Câmara de Celorico está a suportar alguns custos, de forma que os pastores não deixem esta atividade.

 

Nesta altura do ano, realiza-se a tradicional feira do queijo da serra, com um programa recheado de iniciativas.

No domingo o programa “ Somos Portugal” da TVI está em direto de Celorico. No próximo fim-de-semana, mais concretamente no sábado, o programa integra a revista à Portuguesa “P’ro Diabo Kus Carregue”, com a participação da conhecida Anita Guerreiro.

No domingo de Carnaval, há um desfile com carros alegóricos e à noite, um espectáculo com Quim Barreiros.