Jorge Mendes é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara da Guarda, nas autárquicas de 1 de Outubro. O ex-presidente do Instituto Politécnico da Guarda, natural do concelho de Gouveia, mas que vive na Guarda há 22 anos, já tinha sido o cabeça de lista do Bloco nas eleições legislativas há cerca de 2 anos e agora voltou a aceitar o convite que lhe foi feito pela distrital do partido.
Na conferência de imprensa, Jorge Mendes afirmou que deveria ter sido formada apenas uma lista entre os partidos de esquerda, mas lamenta que não tenha sido esse o caminho seguido por outras forças partidárias.
O candidato adiantou que não se revê na gestão autárquica de Álvaro Amaro e que estes 4 anos de mandato ficam marcados por festas e inaugurações de rotundas. Quanto ao programa de candidatura e aos restantes elementos da lista serão apresentados em breve. Eleger um vereador para a Câmara da Guarda é o objectivo do Bloco e do candidato, o coordenador distrital do partido, Marco Loureiro considera que pode ser possível. Marco Loureiro anunciou ainda que o Bloco vai apresentar um candidato à Junta de freguesia da Guarda.