A candidatura do PSD às próximas eleições autárquicas, liderada por Álvaro Amaro, já apresentou a candidata à Assembleia Municipal e vários nomes que vão integrar a estrutura da campanha.
Cidália Valbom, que há 4 anos fazia parte da lista independente liderada por Virgílio Bento, vai suceder a Carvalho Rodrigues que, por sua vez, vai liderar a comissão de honra da campanha. António Peres será o mandatário financeiro e Constantino Rei o coordenador do programa eleitoral. O advogado Tiago Gonçalves foi anunciado como director de campanha e Álvaro Estêvão, um dos militantes mais antigos no distrito do CDS, é o mandatário da lista.
A apresentação realizou-se no café concerto do TMG, numa cerimónia onde estiveram presentes muitas pessoas ligadas ao PSD mas também a outros quadrantes políticos, como foi o caso do ex-vice presidente da Câmara da Guarda, Virgílio Bento, ou dos antigos autarcas de freguesia, José Manuel Brito e Pedro Pires.
No final, o presidente da Câmara da Guarda e candidato, Álvaro Amaro referiu que ficou agradavelmente surpreendido com a presença de pessoas afectas a vários partidos políticos, mas frisou que, nas autárquicas, a Guarda está acima de qualquer tipo de luta partidária.
Uma das surpresas foi o nome Cidália Valbom para liderar a Assembleia Municipal que fez parte da lista independente liderada por Virgílio Bento mas que entretanto não chegou a ir a votos. Cidália Valbom realça o facto da lista do PSD integrar a sociedade civil, algo que os partidos nem sempre conseguem fazer.
Filiado no CDS desde 1975, Álvaro Estêvão vai ser o mandatário da lista do PSD. Álvaro Estevão diz que há que saber distinguir as eleições autárquicas de outro tipo de eleições. Por isso, aceitou o convite.
Já Carvalho Rodrigues deixa de ser presidente da Assembleia Municipal para liderar a comissão de honra da campanha. O pai do satélite português recordou Alexandre Herculano para dizer que a Guarda é uma república.
As eleições realizam-se no dia 1 de Outubro mas os principais partidos já começaram a anunciar os candidatos e os responsáveis pelas respectivas campanhas.
Na semana passada, a concelhia do PS revelou que Eduardo Brito é o candidato à Câmara da Guarda. O ex-presidente da Câmara de Seia é um velho conhecido de Álvaro Amaro. O autarca da Guarda espera um bom debate político com um ex-colega de outros tempos.