A equipa da cidade, que está inserida na Série B, inicia a competição com uma deslocação a Alpendorada, no concelho de Marco de Canavezes.
Até ao final da 1ª volta, os restantes jogos são, por esta ordem, os seguintes: Rebordosa (casa) Salgueiros (fora); Gondomar (casa); Lusitânia de Lourosa (fora); Resende (casa); Marítimo B (casa); Beira-Mar (fora); Castro Daire (casa); Leça (fora); Machico (casa); Camacha (casa) e Valadares (casa).
Para o treinador da Guarda Desportiva, Pedro Duarte, a Série B é muito competitiva. O objectivo passa sempre por conquistar os três pontos e, se não for possível, tentar pontuar. O técnico garante que a equipa está preparada. Quanto ao Alpendorada, Pedro Duarte considera que é um adversário forte, principalmente quando joga em casa, e com um plantel que transita, quase na totalidade, do ano passado. Contudo garante a Guarda Desportiva vai discutir o resultado. Pedro Duarte apenas lamenta a falta de apoio financeiro por parte da Câmara da Guarda. O técnico justifica que o clube ganhou a Supertaça da Beira Interior e não teve esse reconhecimento, acrescentando que a Guarda já não tinha equipas seniores em campeonatos nacionais quase há vinte anos. A Guarda Desportiva inicia hoje o Campeonato de Portugal com uma deslocação ao Alpendorada.
Da equipa que se sagrou campeã distrital apenas ficam no plantel os brasileiros Gilmário, Guilherme Barbosa e Lourenço. São aquisições os guarda-redes: Fábio Matos (ex-Loures) e Balde (Praiense); os defesas, João Borrego (ex-Bocal), João Gil (ex-Grandolense); Gilberto Lozano (ex-Atlético); Hugo Duque (ex-Elvas), Wanderson (ex-Atlético de Reguengos), Carimo Conté (ex-Atlético) e Vinicius (ex-Maricá); os médios Cadu (ex-União de Santiago do Cacém), Vincent Selbe (ex-Serpense), Renato Gomes (ex-Ancorense), Diego Abreu (ex-Alfenense), Rogério Maquisse (ex-Águias de Moradal); Opara (ex-Canas de Senhorim), Abraham (ex-Charneca da Caparica) e os avançados, Darwin Castillo (ex-Atlético), Alex (ex-Vila Franca do Rosário), Bernardo (ex-Boavista), Nhaga (ex-Alcanenense), Lucas Bridey (ex-União de Santiago do Cacém) e David Cabral (ex-Aljustrelense).
O objectivo passa por alcançar a manutenção neste campeonato, algo que todos os clubes têm falhado nos últimos anos. A direcção reconhece que as expectativas estão elevadas, uma vez que há cerca de 20 anos que a Guarda não tinha uma equipa da cidade em campeonatos nacionais de seniores masculinos.
