O evento decorre este domingo entre e será um momento de convívio e celebração da obra iniciada no Brasil e que hoje tem um impacto profundo na região da Guarda. As celebrações têm início com um momento de convívio e espiritualidade e o ponto alto do dia será a Eucaristia, às 17h00, presidida pelo Bispo da Guarda, D. José Miguel Pereira, contando também com a presença de padres da região e do presidente da obra, que viaja propositadamente do Brasil para participar neste aniversário, como refere Tiago Silva, voluntário e responsável pela unidade de Maçal do Chão. O responsável explica que a instituição baseia o seu método de recuperação na espiritualidade, trabalho e convivência. Atualmente, a casa acolhe 12 residentes, acompanhados por três voluntários, que vivem como uma verdadeira família.
O sucesso deste método é visível nos números. A taxa de recuperação situa-se entre os 70% e os 80%. Este aniversário servirá também como um “encontro de ex-acolhidos”, reunindo aqueles que completaram o seu percurso na Fazenda e conseguiram reconstruir as suas vidas.
A Fazenda da Esperança sobrevive exclusivamente de doações e do próprio trabalho dos acolhidos. A comunidade sustenta-se através da produção de artesanato e de produtos agrícolas típicos da região. As doações atuais, provêm maioritariamente de particulares e de comunidades que apoiam a causa, mas que por vezes são insuficientes, sublinha Tiago Silva.


