Trata-se de um evento que já na sua 32ª edição e que se dedica à diversidade cultural do mediterrâneo e do mundo lusófono. O programa engloba concertos, espetáculos de circo acrobático, residência artística de street art, teatro de rua e laboratórios musicais.

A programação incide na música popular contemporânea e das artes plásticas, com a participação de personalidades das culturas europeia e mediterrânea.

O evento surge de um protocolo entre o Município do Sabugal e a Associação Cultural Sete Sóis Sete Luas, organizadora do evento, e o objetivo é proporcionar aos residentes e visitantes uma oferta cultural mais abrangente que se pretende, igualmente, enriquecedora. Esta integração do Sabugal surge também no decorrer de um acordo de cooperação e geminação entre os municípios do Sabugal e de Ribeira Grande (Cabo Verde), assinado em 2015, como explica o presidente daquele Município, Vítor Proença. O autarca acrescenta que o “Sete Sóis Sete Luas” é diferenciador, tem qualidade e é importante que atraia pessoas de outros territórios que apreciem este tipo de atividades, tal como aconteceu em anos transatos.