Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural reuniu com os autarcas da CIM Beiras e Serra da Estrela

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas reuniu ontem na Guarda com os autarcas da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. Um dos objetivos deste encontro foi sensibilizar os presidentes de câmara, para a necessidade de fazer um levantamento das áreas atingidas pelos incêndios de 15 de outubro e apresentar a metodologia a aplicar às candidaturas às Medidas de Estabilização de Emergência nos terrenos ardidos. Miguel Freitas também veio à Guarda deixar uma palavra de conforto no seio da CIM, e reiterar a urgência em ir para o terreno, implementar soluções no imediato.

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural referiu que o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Floresta) já está a trabalhar com as autarquias, o objetivo é que até 10 de novembro todos os relatórios estejam prontos no que diz respeito à consolidação e erosão dos solos. Miguel Freitas incentivou ainda os autarcas a liderarem o processo nos apoios comunitários, com o objetivo de apresentar candidaturas ao PDR 2020.

O presidente da CIM Beiras e Serra da Estela recordou que esta região foi das mais afetadas, referiu que também é necessário pensar em medidas a médio e longo prazo. Paulo Fernandes gostou do que ouviu da parte do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, o presidente da CIM Beiras e Serra da Estela referiu que lançou um desafio ao governante, alargar a esta região a zona piloto da simplificação do cadastro.

Foto: CIMBSE