As declarações do autarca surgiram aquando da apresentação do certame “Beira Interior – Vinhos e Sabores”, que decorre de 18 a 20 deste mês em Pinhel, e Rui Ventura, aproveitou no seu discurso para lançar um repto a todos os colegas, afirmar a marca Beira Interior deve ser o foco das autarquias da região.
O autarca de Pinhel entende que a Guarda tem responsabilidades adicionais nesta matéria, até porque é Capital de Distrito e tem que capitalizar, e acrescenta, que é preciso «manter o foco», na promoção dos vinhos da Beira Interior. Rui Ventura diz que o município de Pinhel tem desempenhado um papel importante na promoção dos vinhos da região da Beira Interior e de outros produtos e considera este, um trabalho profícuo em prol de todo o distrito da Guarda. Questionado pela Rádio F, sobre se as declarações proferidas visavam o Guarda Wine Fest, Rui Ventura desvalorizou e até elogiou o evento relativamente o timing do certame, mas reitera, «o foco de todos deve ser a marca Beira Interior».
O autarca disse mais, a CIM Beiras e Serra da Estrela deve ter um papel agregador entre os municípios no sentido da promoção do vinho e de outros produtos endógenos. E as provocações não ficaram por aqui, Rui Ventura salientou a importância da vinda do Presidente da República à inauguração do certame de Pinhel, mas lamenta profundamente as sucessivas recusas da Ministra da Agricultura em estar presente no evento “Beira Interior – Vinhos e Sabores”.