O candidato do PSD, Rui Rio fez ontem uma arruada na Guarda e recebeu das mãos de uma profissional de saúde, uma carta aberta sobre as lacunas existentes no Hospital da cidade. O momento foi captado pelos órgãos de comunicação social. A profissional de saúde entregou um documento com vários indicadores e o social-democrata disse já estar a par da situação.
Mais tarde, Rui Rio reforçou aos jornalistas que os indicadores de que dispõe em relação ao Hospital da Guarda não são agradáveis e que até levou documentos para o debate televisivo, mas acabou por não os divulgar. O candidato do PSD foi também questionado sobre as diferenças entre a Guarda governada pelo PSD ou agora por um movimento independente. O social-democrata referiu que os momentos eleitorais são diferentes e que o objectivo é recuperar um deputado. Rui Rio acredita que é possível eleger dois deputados pelo círculo eleitoral da Guarda. Nesta arruada pela cidade, Rui Rio contou com o apoio de muitos militantes que apoiaram Paulo Rangel nas eleições internas. O candidato disse que não ficou surpreendido e garantiu que o partido está unido. Durante o passeio pelas ruas da cidade reinou a boa disposição. O acordeonista da Guarda Ângelo Brás animou a comitiva e até fez quadras ao momento eleitoral. Um momento que o ex-presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro não deixou passar em falso. O agora deputado europeu recordou que o músico também o acompanhou nas campanhas e, em tom de brincadeira, disse a Rui Rio que vai vencer as eleições no distrito. Rui Rio ouviu ainda incentivos de uma popular que pediu maioria. Rui Rio também entrou nos momentos de boa disposição e, num estabelecimento comercial, chegou mesmo a afirmar que, «se estiver à rasca prometo uma torre Eifel para colocar em Lisboa, no Porto ou na Guarda».
Rui Rio, candidato do PSD, esteve ontem na Guarda de onde levou uma carta aberta sobre os problemas do hospital da cidade e mostrou-se confiante em recuperar um deputado por este círculo eleitoral. Recorde-se que o distrito elege três deputados e na anterior legislatura, o PS elegeu dois e o PSD apenas um. Resultados que o social democrata acredita que podem ser invertidos nas eleições do dia 30 deste mês.