O presidente da Câmara de Foz Côa acredita que no Verão do próximo ano, o projeto dos “Passadiços do Côa” já possa ser uma atração turística naquele concelho.
O percurso vai ligar o Museu do Côa ao Rio Douro num investimento de meio milhão de euros. Gustavo Duarte já esperava ver a obra no terreno mas explicou que há processos burocráticos que ainda estão a decorrer. De qualquer forma, o autarca de Foz Côa diz que os Passadiços do Côa vão alavancar ainda mais o turismo na região. Gustavo Duarte acrescenta que este projeto, que deverá estar concluído no próximo ano, é uma complementaridade à oferta turística no concelho.
Este é um projeto conjunto do município de Foz Côa e da Fundação Côa Parque, que numa segunda fase pretende construir um cais de embarque junto ao rio Douro e fazer a ligação através dos passadiços. Os passadiços vão permitir ligar o santuário da arte rupestre ao Museu do Côa e, assim, chegar a um conjunto de gravuras que neste momento estão pouco acessíveis. O percurso, com uma extensão estimada de 890 metros, será construído em estrutura de madeira, na margem esquerda do rio Côa. (ouvir aqui)
