O vereador do PS na Câmara da Guarda, António Monteirinho, contestou na reunião do executivo, o estado de degradação dos vários equipamentos no Parque Urbano do Rio Diz e afirmou que discorda da criação de um parque canino naquele espaço.
O assunto foi discutido no período antes da ordem do dia. O socialista anunciou que vai criar um movimento em defesa de obras futuras no Parque. O socialista reforçou que a Associação ou Movimento a ser criado vai ter como objetivo defender o Parque Polis e acrescentou que o parque canino é um retalho e que se tivesse sido objetivo de discussão nas reuniões do executivo não teria sido concretizado. António Monteirinho adiantou que discorda da criação de um parque canino e chega mesmo a afirmar que naquele espaço é mais bem tratado um animal do que uma criança. O vereador do PS esclareceu que Partido Socialista apenas quer fomentar a discussão e reflexão em relação às obras que estão a ser efetuadas e, neste caso concreto, as alterações no Parque Urbano do Rio Diz.
Na resposta, o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, estranhou a opinião do vereador do PS em relação à criação do Parque Canino e defendeu que está numa zona que não era usada. Sérgio Costa referiu que o Parque Canino foi um pedido não só das associações como de muitas pessoas que têm cães. Quanto à degradação dos equipamentos no Parque Infantil, o autarca concorda que há a necessidade de haver requalificações mas lembrou que essa intervenção terá um valor superior a meio milhão de euros e que é necessário ir por prioridades, porque há muitos parques na cidade que estão ser intervencionados.
Já quanto à constituição de um Movimento em defesa do Parque, o autarca desvalorizou.
