O anúncio foi feito durante a Assembleia-Geral e a Reunião da Comissão Executiva da Organização Mundial do Turismo, que decorreu no Uzbequistão.
A iniciativa destacou as localidades eleitas como genuinamente comprometidas com a promoção e a preservação do seu legado cultural e histórico, e promotoras de turismo sustentável.
Para o presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença, que subiu ao palco para receber a distinção, o prémio é o resultado de um trabalho de muitos anos em conjunto com a Junta de Freguesia e a Associação das Aldeias Históricas de Portugal. O autarca destacou que há novos projectos para desenvolver, nomeadamente fazer um parque de estacionamento fora das muralhas para reduzir o trânsito automóvel no centro histórico.
Vítor Proença anunciou ainda que no próximo mês vai ser inaugurada uma nova unidade de alojamento turístico e há também um projecto para um comércio local, com espaço para provas e snack-bar.
Com este prémio, a visibilidade de Sortelha aumenta consideravelmente e o autarca frisou que o grande desafio é captar novos turistas e dar boas condições a quem visita o território.