Sérgio Costa falava aos jornalistas após a ultima reunião de câmara, e a propósito do incendio que recentemente afetou o núcleo histórico da Guarda, o autarca diz que estão em marcha várias medidas para requalificar imóveis que pertencem à camara e que serão alvo de intervenções. Quanto ao incêndio que recentemente afetou uma casa privada no centro histórico, Sérgio Costa enalteceu o papel dos Bombeiros, disse que a Proteção Civil agiu em conformidade e quanto ao resto «recusa-se a fazer politica à custa dos incêndios».
Este assunto foi levantado pela vereadora do PS na câmara da Guarda e Adelaide Campos disse que o centro histórico está abandonado, repleto de matéria combustível e o que o incêndio que deflagrou naquela casa podia ter tido consequências gravosas. A socialista admite que o problema se arrasta há décadas, mas diz que é preciso intervir urgentemente.
Na resposta o presidente da câmara da Guarda lembrou a socialista que a autarquia tem em vigor um programa para ajudar à reabilitação de imóveis privados na zona histórica da Guarda. Sérgio Costa diz que cabe aos proprietários aproveitarem estes apoios. O autarca relembra que este é um problema que se arrasta há décadas, mas mostra-se confiante que num futuro próximo, o Centro Histórico da Guarda terá uma nova cara.