António Costa Silva veio à cidade mais alta assistir à assinatura do memorando entre o Turismo de Portugal e a ENATUR, e que vai permitir colocar este edifício emblemático da cidade na rede de Pousadas de Portugal. Questionado pela Rádio F e em declarações exclusivas, o governante revelou que o investimento previsto é de 6 milhões de euros e a unidade hoteleira será “devolvida à Guarda” daqui a 3 anos. O Ministro da Economia e do Mar disse que o próximo passo a dar, passa por reuniões técnicas, envolver as diversas entidades neste processo, incluindo a autarquia. António Costa Silva sublinhou que o Presidente da Câmara da Guarda tem tido um grande empenho na resolução deste dossier e afirmou que estão agora reunidas todas condições para reabilitar o Hotel Turismo.
Naturalmente o autarca da Guarda estava satisfeito com este desfecho e, salientou o trabalho que foi desenvolvido no último ano entre a tutela e a autarquia. Sérgio Costa acredita que é desta que o Hotel Turismo vai ser reabilitado. O presidente da câmara da Guarda afirma que esta unidade hoteleira vem colmatar a falta de alojamento que existe na cidade mais alta e na região.
Também a Ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, marcou presença nesta cerimónia, ela que já tutelou este dossier enquanto Secretária de Estado do Turismo, referiu que este é o melhor desfecho para o Hotel.