O Desportivo de Gouveia é campeão distrital da 1ª Divisão de futebol da Guarda

O Desportivo de Gouveia venceu o Soito, por 6-0 e conquistou o título distrital da 1ª Divisão. Ao intervalo, os serranos já venciam com golos de Abdoulaye e Octávio. Apesar da vantagem de dois golos, a equipa orientada por Jorge Cardoso acusou alguma ansiedade e só começou a construir a goleada após a expulsão de dois jogadores do Soito. Aos 20 minutos do segundo tempo, Mauro fez falta sobre Lanzinha e viu o cartão vermelho directo. Na transformação da grande penalidade, Hélder Teodoro permitiu a defesa de Tiago Morgado que ainda viria a negar o golo a Octávio por duas ocasiões.

No entanto, o guarda-redes também viria a ser expulso por volta da meia hora de jogo por falta sobre Hélder Teodoro. Como o Soito já tinha feito as três alterações, o defesa central Luís foi para a baliza e o Desportivo de Gouveia aumentou facilmente a vantagem com dois golos de Lanzinha e um de Quim Teixeira.

No final, fez-se a festa de campeão a 5 jornadas do final da prova. O treinador, Jorge Cardoso não escondeu o orgulho pelo segundo título conquistado em 2 anos mas reconheceu que a equipa sentiu alguma ansiedade, acrescentando também que o Soito não merecia uma derrota tão pesada. O técnico ainda não sabe se vai continuar no clube na próxima temporada e recordou que há dois anos passou de treinador principal a adjunto. Por isso, diz que a direcção é que sabe o que tem de fazer. Contudo, garante que se sente preparado para outros desafios.

Confrontado com o futuro do treinador, o presidente do Desportivo, Alberto Cardoso diz que Jorge Cardoso deverá ser o técnico na próxima temporada, que já começou a ser delineada. O presidente da colectividade não escondeu que o título tem um significado especial.

Do lado dos raianos, o treinador Marco Capela considerou o resultado pesado, no entanto, considerou que o Desportivo de Gouveia acaba por justificar o título.

Resultados da jornada 21.

Pinhelenses – 1 Vila Cortez do Mondego -1

Figueirense – 2 Sporting Meda – 1

Trancoso – 4 Fornos de Algodres – 1

Vilar Formoso – 3 Vilanovenses – 0

Gouveia – 6 Soito – 0

Aguiar da Beira – 4 Vila Franca das Naves 0

Manteigas – 2 Celoricense – 0

 

O Desportivo de Gouveia lidera o Campeonato com 60 pontos. Segue-se o Trancoso com 43 e o Sporting de Meda com 41. Abaixo da linha de água estão o Celoricense e o Vila Franca das Naves.

DSC08505