As declarações do social-democrata foram proferidas já após a apresentação da lista do PSD à Câmara da Guarda, num comício que se realizou no Parque Urbano do Rio Diz. Carlos Chaves Monteiro reforça que o Governo e o pessoal político do PS estão na Guarda para usar o poder contra os guardenses.
Carlos Chaves Monteiro mostra-se ainda crítico em relação a António Costa, que esteve na Guarda, enquanto secretário-geral do PS. O autarca da cidade diz que está magoado com as medidas do Governo em relação à saúde e acrescenta que os guardenses foram enganados.
Quanto à lista para a Câmara Municipal que foi apresentada tem algumas novidades. Lucília Pina Monteiro e Vítor Amaral, que estão no executivo, surgem como no segundo e terceiro lugar, respectivamente. A partir daqui estão os nomes de Isabel Pereira (engenheira civil); Rui Correia (psicólogo); Sílvia Massano (empresária); Diogo Fonseca (estudante); Joana Malaca (consultora turística); Ana Catarina Robalo (estudante) e António David Gonçalves (director do agrupamento de escolas da Sé).
Carlos Chaves Monteiro diz que se trata de uma lista composta por pessoas da Guarda e com provas dadas nas suas vidas profissionais. Carlos Chaves Monteiro chega mesmo a adiantar que a Guarda não tem plano B, numa clara alusão às restantes listas a sufrágio. Da lista que foi apresentada destaque para ausência da actual vereadora, Cecília Amaro, que fez parte da lista do PSD em 2013 e 2017 e que nos últimos 4 anos foi vereadora. Carlos Chaves Monteiro explica que Cecília Amaro vai abraçar outro projecto mas elogiou o papel desenvolvido pela social-democrata enquanto vereadora. Quem também recebeu elogios por parte de Carlos Chaves Monteiro foi o candidato à Junta de Freguesia e actual presidente, João Prata. A lista do PSD, liderada por Carlos Chaves Monteiro anunciou ainda que João José Pena Fonseca será o mandatário para a inclusão social.
No comício, que se realizou no POLIS, ficou ainda a saber-se que Peres de Almeida é o candidato à Assembleia de Freguesia e Fernando Carvalho Rodrigues lidera a Comissão de Honra da lista do PSD.
As eleições estão marcadas para o dia 26 de Setembro.
