A colheita da castanha, a apanha dos cogumelos, a caça, a feitura dos doces e compotas e o início da produção do queijo e do requeijão, são motivos de celebração e ponto de encontro para as populações locais e turistas. No Sabugueiro revivem-se tradições. Em ambiente de festa, a população acorre ao forno comunitário para confeccionar, em conjunto, cabrito, borrego e frango, em caçoilas de barro preto.
Nos Prados decorre o Festival da Castanha e não vai faltar o magusto tradicional, bem como a plantação de castanheiros. Outro dos pontos altos, no sábado, é o Jantar Convívio no Forno Comunitário. O Mercadinho D’aldeia, no domingo, dá o mote para um dia dedicado à degustação de iguarias que, em muito, estão relacionadas com a castanha. Em Famalicão da Serra, no concelho da Guarda, realiza-se a Festa da Castanha e da Jeropiga, além do tradicional Magusto Comunitário. Os concertos e actuações de grupos de cantares e concertinas vão aquecer o dia e a noite.
Para Célia Gonçalves, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, estas actividades reflectem a identidade destas localidades da Serra da Estrela. Célia Gonçalves adianta que estes eventos são manifestações populares e que é importante que estas aldeias sejam atractivas para quem lá vive.
